sexta-feira, 30 de maio de 2014

Milagre, uma tentação

sexta-feira, maio 30, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

Ricardo Gondim
O deserto se alonga. Desde o alto da duna, Jesus percebe que naquele areal não há como saciar a fome. Nenhuma árvore, nenhum animal a ser abatido, nenhum rio com peixe para pescar. De repente, uma voz mansa, delicada, sugere: …és filho de Deus, transforma essas pedras em pães. O teu dedo estendido pode servir de varinha mágica; tua palavra pronunciada tem mais poder que uma pedra filosofal.

A sugestão de transformar pedra em pão não cumpriria um desejo, saciaria uma necessidade desesperada. O milagre não seria espetáculo – na solidão do deserto não há espectador para deslumbrar-se com o recurso mágico.

Jesus rejeita a sugestão. Não só de pão vivem as pessoas… Ele não aceita enfrentar os percalços da vida com solução milagreira. Já de início reconhece que não existe dignidade no pão sem suor. Não é ético buscar resolver-se, pontualmente, enquanto outros não dispõem do recurso de apelar a uma divindade onipotente e ganhar seu favor. Ao preferir a possibilidade de morrer de fome, Jesus estabelece as bases de sua missão. Dali para frente, ninguém deve supor que ele veio limpar o caminho de homens e mulheres das dificuldades. A existência não será aplainada com intervenções sobrenaturais.


domingo, 25 de maio de 2014

POR QUÊ SERÁ QUE VOCÊ CONFESSA A JESUS E CONTINUA SEM DEUS?

domingo, maio 25, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

As garantias de Jesus foram todas. Ele não estaria mais fisicamente presente, mas, em compensação, sem limites de geografia, tempo e espaço, estaria conosco todos os dias, sem jamais nos deixar órfãos, pois, enviaria de Si mesmo, o Espírito Santo, o Consolador, Aquele que Caminha Junto, que habitaria conosco e estaria em nós, revelando a cada dia mais de Jesus, e levando-nos a conhece-Lo em todos os nossos caminhos, crescendo em verdade e graça, andando em amor, conforme o entendimento segundo o Evangelho.

Enquanto isto, como decorrência natural dos efeitos da Palavra da Vida em nós, “indo...” onde quer que fôssemos, seríamos Testemunhas de Seu amor e graça, visto que Seu chamado não era para que “déssemos testemunhos”, mas antes para que “fôssemos testemunhas”. Antes de ser um chamado para fazer é uma convocação para ser.

Enquanto isto, Ele garantiu que faria sinais, prodígios e maravilhas, confirmando a Palavra vivida e anunciada por nós, sendo que Ele mesmo nos levaria a realizar obras maiores que as Dele, pois, receberíamos do que é Dele, e Nele viveríamos.

Ele também garantiu de que se fôssemos postos em provas, Ele mesmo estaria ali, dando-nos sabedoria, e dizendo-nos o que dizer. E garantiu que pisaríamos com os pés a serpentes e escorpiões, e que subjugaríamos, Nele, todo poder do maligno.

Justamente em razão disso, de Sua Presença, de Seu carinho diário, de Seu amor manifesto como Verdade libertadora, como Graça para ocasião própria, e como poder de Deus em nossos corações, é que Ele manda que andemos com esperança, com fé, olhando para o alto, confessando um futuro de Glória, e até mesmo nos regozijando nas dificuldades desta existência.

Sua ordem, entretanto, era para que todo aquele que dissesse que confiava Nele, manifestasse isto mediante atos de misericórdia, verdade, justiça e amor, que são os conteúdos existenciais do Evangelho.



quarta-feira, 21 de maio de 2014

A comunidade dos "do Caminho"

quarta-feira, maio 21, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


No livro de Atos dos Apóstolos, um dos modos de designar a Igreja como comunidade dos discípulos era chamá-la de "o Caminho", e os discípulos, de "os do Caminho". Portanto, tal designação é anterior ao tempo em que os cristãos vieram a ser "oficialmente" nomeados "cristãos".

Paulo é o apóstolo em razão de quem essa designação de "o Caminho" mais aparece em Atos. No início, ele perseguia "os do Caminho"; ou, como ele também diz, "... para levar presos os que eram do Caminho", ou ainda "... este Caminho, ao qual chamais de seita...".

Ora, a designação "o Caminho" é, no meu modo de ver, aquela que melhor expressa o espírito do Evangelho como movimento humano no mundo. E por quê?

Primeiro, porque Jesus é o Caminho.

Segundo, porque o chamado da fé é "hebreu", e ser hebreu é ser alguém do caminho, da viagem, da peregrinação, como foi Abraão, o hebreu – o Pai da Fé. "Hebreu" vem da raiz da palavra que expressa o ato de cruzar, de atravessar, de seguir em frente.

E terceiro, porque, historicamente, um dos maiores problemas da Igreja foi o fato de que ela deixou o mundo e, assim, deixou de ser Caminho no chão da Terra.


Humor: Quem está certo?

quarta-feira, maio 21, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


quarta-feira, 14 de maio de 2014

TROCANDO O MEDO DO EXU PELA DEPENDÊNCIA À “IGREJA”

quarta-feira, maio 14, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


"Toda prática de poder espiritual sem amor é bruxaria!''


O poder que a superstição tem é imenso.


Quando você vê pessoas inteligentes e cultas abandonarem todo o sentido e significado real das coisas e passarem a temer objetos, signos, símbolos e amuletos — vê-se como a alma pagã (sem a consciência do Evangelho toda alma é pagã) está inapelavelmente sujeita a todo “poder” que não é Poder, pela simples razão de que tais “poderes menores” são feitos e dimensionados pelo tamanho do medo e da insegurança humana.

De fato as pessoas existindo em tal estado, em geral, antes que a fé lhes alcance, precisam de um interventor-mediador, à moda pagã, mesmo que o “mediador” seja eu, a fim de terem coragem de entregar algo que foi por elas, por exemplo, consagrado à “pomba gira” ou a um Exu.

Ontem de manhã vi uma moça bela e saudável tremendo de medo de se ver livre de uma cruz da macumba, uns amuletos e uma bebida sacrificada aos demônios. Ela já não queria cumprir a “oferenda” devida ou contratada com a “pomba gira”, mas também não tinha coragem de jogar fora.

Temia a raiva dos espíritos.

E, assim, há muita gente que vai acendendo velas ao diabo por medo do diabo; e, quanto mais acendem...; quanto mais sacrificam...; quanto mais oferecem... — mais dependentes se tornam, e mais endividados pelo medo se colocam daí para frente.



segunda-feira, 5 de maio de 2014

DIREITO DE IR E VIR

segunda-feira, maio 05, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


Os seguidores de Jesus de Nazaré são seres absolutamente livres. Tudo que fazem é fruto de escolhas pessoais feitas a luz de suas próprias consciências submetidas voluntariamente a Cristo.

Paulo, o apóstolo, revela que escolheu se tornar cativo, escravo de Cristo. Sim, Paulo, escolheu ser cativo.

Um seguidor de Jesus de Nazaré não precisa se submeter a nenhum tipo de tirania, despotismo, autoridade espiritual (líder, mentor, mestres, pastor, bispo, apóstolo, patriarca, anjos, demônios, estruturas, instituições, conselhos, presbitérios, juntas... etc..), pois, por ter escolhido submeter-se a Cristo, foi arrancado do reino da escravidão e transportado para o Reino do Filho Amado de Deus que conquistou na Cruz a liberdade absoluta.

Estes seguidores de Jesus de Nazaré por conta disto estão debaixo da cobertura direta do TRIO mais amoroso do universo; DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO.

Há COBERTURA ESPIRITUAL maior e mais eficaz que esta?

É por esta razão que O DIREITO DE IR E VIR SEM CONSTRANGIMENTOS em encontros onde se reúnem os discípulos de Jesus é, e deve ser levado muito a sério.


quinta-feira, 1 de maio de 2014

O QUE É A SOS RELIGAR?

quinta-feira, maio 01, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

O QUE É A SOS RELIGAR?


A SOS RELIGAR  é o braço social e, por isto, mais um meio público de comunicação do Caminho da Graça cuja atuação é fazer  frente a injustiça e as mazelas de nossa sociedade, inseridos nas desgastadas engrenagens sociais, a fim de cumprir o verdadeiro sentido da religião que é amparar, acolher e com isto, fazer-se a práxis da mensagem do Evangelho.

 

Busca coerência com o ser sal da terra (denunciando sua insipidez), mas não sem medo de expor (luz no candeeiro) e com isto anunciar a mensagem do Evangelho, Jesus de Nazaré. Se vocês entrarem no site da SOS RELIGAR (www.sosreligar.org) encontrarão o seguinte: