quinta-feira, 29 de março de 2012

O DIABO QUE SE APAIXONOU POR DEUS

quinta-feira, março 29, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

Certo diabo apaixonou-se por Deus sem nunca tê-lo visto. Depois de preparar-se por longo tempo, e com a ajuda de um informante, conseguiu infiltrar-se no complexo celeste e foi comprando com subornos, nível após nível, a vasta hierarquia de segurança que o separava da presença divina. Esse trajeto demorou muitos anos.

Naquela tarde o diabo molhou a mão do penúltimo intermediário e adentrou a ante-sala do trono por uma portinha lateral de serviço, junto da qual o esperava um anjo de cavanhaque e costas muito largas.

– Entre de uma vez – ordenou o anjo, e fechou a porta logo em seguida. A vinte passos deles, alto como uma montanha, dormia em sua cadeira o guardião da sala do trono.

Sem qualquer outro intercâmbio eles transpuseram o espaço até junto da porta da proposição, que está sempre fechada e cujas folhas esculpidas em madeira e revestidas de ouro têm cento e quarenta e quatro mil anos-luz de altura.

– Então – disse o anjo, quando estacaram diante da porta e avaliaram-se pela primeira e pela última vez – é você o diabo que apaixonou-se por Deus e vem procurando uma oportunidade de encontrar-se com ele.

– Apenas me poupe desse ar de superioridade moral – respondeu o diabo, ignorando a pergunta. – porque você sabe muito bem que somos muito parecidos. Nós no inferno odiamos tanto o pecado quanto vocês deste lado do abismo. Se estivesse prestando atenção, perceberia que são só os pecadores, os apóstatas e réprobos que nós atormentamos. Só os pecadores podem ser tentados, e só eles conhecerão a aflição da nossa miséria e do nosso desespero. Os santos, os valorosos e puros despertam apenas nossa admiração; nesses não ousaríamos tocar.

– Ou talvez seja nisso que você quer que eu acredite.

– Acredite no que quiser – pediu o diabo. – Apenas saiba, porque não tenho outra a pessoa a quem dizer, que foi justamente esse amor pela integridade e esse desprezo pela corrupção que fizeram com que eu me apaixonasse pela imagem divina.


domingo, 25 de março de 2012

Titãs - É Preciso Saber Viver

domingo, março 25, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



segunda-feira, 19 de março de 2012

JESUS DE NAZARÉ E O CRISTO DO CRISTIANISMO

segunda-feira, março 19, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


O cristo do cristianismo não é uma pessoa. É um sistema que pretende se impor. Nele não existe tolerância e com ele não tem diálogo, só tem cruzada, expansão territorial...predação!

Até hoje é assim.

O Jesus de Nazaré é diferente. Ele também promove cruzadas, é verdade. Quem tenta imitá-lo atravessa fronteiras, não para exterminar os diferentes, mas para sentar e comer com eles.

Eu presumo que houve um grande engano. Um dia acharam que anunciar Jesus era algo diferente de imitá-lo. Assim nasceu o cristo do cristianismo, a sua defesa e o seu anúncio em forma de discurso.

Geralmente quem defende Jesus está ocupado demais para imitá-lo. E geralmente quem imita Jesus está ocupado demais para defendê-lo.

As tentativas de anunciar Jesus fracassam com frequência. Elas esquecem o fundamental: imitá-lo. Daí a predação. Daí o inferno em nome de Jesus.

Já as tentativas de imitar Jesus parecem estar livres de erros fundamentais. Estão apenas sujeitas às poeiras da caminhada...das quais "vocês já estão limpos..."

...e eu me 
cristificando posso me descristianizar!


no Caminho,


Hugo Theophilo


quinta-feira, 15 de março de 2012

A única coisa que importa como elemento essencial à vida é significado de ser

quinta-feira, março 15, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

ARTIFICIALIDADES TRANSFORMADAS EM NATUREZA HUMANA!


Jesus disse que pouco é necessário, que mesmo a uma só coisa a vida pode ser reduzida em sua simplicidade sem que nada dela seja essencialmente supresso.

Tal declaração, entretanto, nos soa apenas poética. Sim, coisa de Deus ou de maluco!

Isto porque para nós há um mínimo necessário e sem cuja presença [de tais coisas] em nossas existências tudo parece estar faltando. A cada dia falta mais e se precisa de mais...

Todavia, nem sempre foi assim, e, ainda hoje, para muitos povos, não é assim. Nós, no entanto, mesmo ao sabermos e vermos acerca de tais pessoas, povos ou comunidades, para não nos perguntarmos sobre o real significado do que seja a verdadeira necessidade do existir e do ter na existência, sentimos pena de tais grupos ou indivíduos, e, como ressignificação da nossa humanidade, decidimos que eles precisariam ter tudo o que temos para que fossem pessoas felizes.


Naturalmente, o homem precisa comer, precisa beber, precisa ter algo sobre a cabeça, precisa vestir algo, e, sobretudo, precisa interagir!...

Assim existiu a humanidade por milênios. Desse modo chegamos todos nós até aqui... Isto porque o conceito de pobreza vinha do quase nada ter, ou do risco diário da fome. Já a miséria era não ter acesso a nada mesmo. E, quando digo “nada” [...] refiro-me apenas às coisas acima ditas como essenciais às milhares de gerações que nos precederam na história humana.

Sim, pouco é necessário [...]; e, para Jesus, no fim de tudo, apenas uma só coisa não poderia faltar!

O pouco necessário já vimos o que era pelo exemplo das gerações que nos precederam no tempo. Já esta “uma só coisa” a que Jesus fez referencia tem a ver com “a Palavra que sai da boca de Deus”; a qual não nos impede de morrer de fome e de sede; não nos protege de intempéries, não nos abriga do frio, não nos provê amizades, não nos impede o morrer físico, mas nos garante significado mesmo morrendo...

Assim Jesus nos ensina que no fim de tudo [...] a única coisa que importa como elemento essencial à vida é significado de ser; o qual, para o espírito, não advém de nada que se possa ter; seja pouco, seja muito!

É desse significado essencial que alguém existe para Deus na vida; e o que disso passar já se trata daquilo que se precisa de modo fundamental, mas não de modo essencial.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Pensamento:

quinta-feira, março 08, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático — no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido — ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passou de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la.

Cristianismo Puro e Simples
C.S. LEWIS


Es o apocalipse...

quinta-feira, março 08, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


Pense nisso!


quinta-feira, 1 de março de 2012

Quem deles é o adotado?

quinta-feira, março 01, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

No interior de São Paulo, havia um casal que há muitos anos tentava engravidar, sem sucesso. Procuraram uma clínica de fertilização, o processo foi doloroso, cansativo, humilhante, até. Mas não deu certo, e em meio a lágrimas e muito sofrimento, lá estavam eles novamente na mesma clínica cerca de seis meses depois... E novamente a dor e a decepção do exame negativo para gravidez...

Foi então que ambos resolveram adotar uma criança! Oraram antes, conversaram muito a esse respeito e decidiram que este seria um filho como que geneticamente gerado, seria um filho gerado em orações, e numa vontade de amar sem medidas, sem preconceitos, sem condicionamentos, esse seria um filho gerado do coração.

Visitaram um orfanato e à primeira vista o amor se pareceu com um sorrisinho triste, trataram de consolá-lo e depois de terem se escolhido mutuamente, pais e filho, finalmente foram para casa.