terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

É aí que há salvação e recomeço: quando fico só eu e Jesus, nessa história.

terça-feira, fevereiro 11, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

Jesus estava ali, quieto, e os homens, já com pedras na mão para atirarem na mulher, vão até ele para provocá-lo: Mestre, Moisés mandou que mulheres apanhadas em flagrante adultério sejam apedrejadas; tu, pois, o que dizes?

Jesus responde: aquele dentre vós que estiver sem pecado seja o primeiro a atirar pedra. E o texto da Escritura diz que a começar dos mais velhos, indo até os mais novos, eles foram se retirando, um por um. A começar dos mais velhos, porque os mais novos sabem ainda muito pouco da vida, são ainda uns potros de ignorância total que ainda vão apanhar muito; mas tem velho calhorda, também, que pega em pedras para atirar, mesmo vivendo pulando a cerca, mesmo já tendo feito, sofrido e, ele mesmo, se escondido das pedradas (porque sempre sobra mais para a mulher, no passado e até hoje.

Para o homem é currículo, mas para a mulher só é currículo junto a quem quer pegá-la, porque um conta para o outro: pode ir lá, que tem).

Os mais velhos se retiraram, depois a ficha foi caindo para os mais novos e eles também foram se retirando, até ficar somente Jesus e a mulher.

Porque no final ficam somente Jesus e o adúltero, somente Jesus e a adúltera. Não é Jesus e o adultério; Jesus não se relaciona com um conceito, Jesus se relaciona com pessoas.

Pessoas é que têm de aprender a viver a partir de princípios. O princípio sobre adultério e sobre divórcio eu preciso aprender, como pessoa, para viver bem e tentar ensinar, a quem eu possa, um bom caminho, que é o caminho de vida segundo Deus. Isso é para mim, é para o meu bem, por isso é que eu devo fazer; mas Jesus não se relaciona com um conceito. Eu é que tenho de aprender o princípio.
E tenho de me relacionar com uma pessoa – a pessoa é Jesus.
Quem se relaciona de verdade com Jesus se relaciona com o Evangelho, se relaciona com o princípio.

Porque todo aquele que se relaciona com uma pessoa real se relaciona com uma pessoa que tem opiniões – e Jesus tem mandamento (não são ideiazinhas que ele tem para nos dar, é mandamento; ele é o Senhor e nós somos os discípulos).
Portanto, quando eu me relaciono com Jesus, eu me relaciono com o Evangelho, me relaciono com o princípio. E é o princípio que me ajuda a caminhar, por dentro e por fora, sem me tornar um adúltero nem por dentro nem por fora, e sem ter de recorrer à calamidade que o divórcio sempre gera, porque é como uma amputação, dói demais; os filhos que o digam.
Jesus, no entanto, vem para o indivíduo – fica só a mulher e Jesus, fica só o adúltero e Jesus.

O princípio é para aprendermos o caminho da vida e fugirmos do precipício, mas se o precipício já aconteceu, fique sabendo que Jesus não é a religião.

A religião para no adultério e para no divórcio; Jesus vai até ao adúltero, vai até ao divorciado e diz: chama teu marido e vem cá.

E quanto aos que querem jogar pedras na adúltera, ele faz cada um se enxergar, manda todo mundo ir embora, ficando só ele e a pessoa.

É aí que há salvação e recomeço: quando fico só eu e Jesus, nessa história.

Caio Fábio




Trecho transcrito da série "O Caminho do Discípulo". Série de ministrações feitas pelo Pr. Caio sobre o significado prático do seja o caminho do discípulo de Jesus.


0 comentários:

Postar um comentário