domingo, 22 de fevereiro de 2015

A VIDA ETERNA É ESSA: CONHECER A ELE!

domingo, fevereiro 22, 2015 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

Marcello Cunha

Primeiro haviam as águas, numa terra ainda sem forma e vazia. Depois houveram os luminares. É o que o Gênesis bíblico narra com linguagem mítica, poética e singelamente simples, sem qualquer pretensão jornalística ou cientifica-acadêmica.

Deus trabalha assim. Com processos naturais. Como um grande maestro-tapeceiro sutil. E trabalha também com uma chocante e objetiva intervenção, como aconteceu na encarnação, em Cristo.

De uma forma ou de outra, ele é o Verbo. O que fala e tudo se faz. Esse verbo estava no princípio de tudo - conforme testemunho de João no seu Evangelho - e hoje - testemunhava João - habitou entre nós. E vimos sua glória. Glória como do Unigênito do... Criador? Não. Do Pai!

O Pai que com sua Palavra faz haver uma massa sem forma e ainda vazia. A Terra antiga. E depois envia de fora dela, elementos reagentes que produzirão o Big Bang da vida planetária.

O mesmo milagre que acontece todos os dias, diante dos nossos olhos, tão chocante quanto a manifestação de Jesus. Em todo ventre feminino que gera uma vida dentro de si. Primeiro um óvulo, uma massa sem forma e vazia. Depois, um elemento reagente vindo de fora, um 
espermatozoide. E... bum! O milagre acontece.

Dali a nove meses, vem a luz! E houve Luz! Eu, você. Mas ainda sem muita consciência das coisas. A próxima "Luz" e o próximo Gênesis experimentamos mais tarde, quando a luz começa a nascer na nossa consciência. Tomamos consciência do mundo, das coisas, das relações... E ainda num terceiro processo, todo homem pode experimentar um outro Gênesis muito mais sublime. Jesus falou sobre isso ao mestre e ancião Nicodemos: "Necessário é nascer de novo pra que alguém possa ver o Reino de Deus. Não se surpreenda de eu te dizer isso".

Nicodemos pergunta ironicamente: "Vou voltar pro ventre de minha mãe? ".


Jesus diz a ele: você é mestre em Israel e não é capaz de entender uma figura de linguagem? Estou falando de forma poética e mítica sobre um Gênesis a acontecer em ti! Estou dizendo sobre nascer da água e do Espírito. Sem isso ninguém nasce! Nenhum mundo nasce. E esse processo é incontrolável É como vento livre. Basta que você se entregue a ele e deixe acontecer em ti!".

Jesus estava dizendo sobre a dificuldade que alguém com a mente cheia de auto-
determinações e pré-conceitos pode ter pra se deixar levar pela maestria do Espirito criador. Pra nascer, tem que se entregar ao vento. Com âncoras e endurecimento, com âncoras de alma, ninguém nasce.

Mas o processo é sempre o mesmo. Primeiro o caos, a maçaroca sem forma e vazia. O óvulo disforme. Depois o elemento que não vem de nós. É dom de Deus.

Quando as águas se formam. .. Não é mera reação química inanimada. Diz o Gênesis bíblico: O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.E Deus falava..."

A imagem de um bebê no útero, mergulhado em águas, é uma profecia de todo dia, enchendo a Terra de proclamação e glória.

Ainda na barriga da Tânia, meu filho Theo me ouviu falar. Falar comunicando, falar preparando , falar beijando, falar sem som ou palavra. Falar a voz do Amor no Espírito. São muitas as manifestações da Palavra e do Amor!

Isso me diz algo além. Deus me criou pra ser co-participante da sua criação. Não só para cuidar dela, mas para também ser um pequeno criador, no Espírito de sua Graça. Criar tudo o que seja fruto do Amor, da Graça, do Bem. À sua imagem e semelhança.

Nascer da água e do Espírito. Sempre assim.

Louvado seja!


Se permita nascer! Se entregue. Confie! Venha a luz. A segurança é eterna. Aquele que cria, sobretudo é. .. Pai! E tudo que é necessário se proverá.


0 comentários:

Postar um comentário