sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A REFORMA É UMA RE-FORMA; OU SEJA: UM RE-FAZER DA FORMA.

sexta-feira, outubro 31, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


Pergunto: Que forma?

Forma é o que não temos no Evangelho. O Evangelho é Água e é como a água: tem conteúdo, o qual é vida para a vida, mas não tem forma: a forma é a da vida!

Talvez se o nome tivesse sido Movimento Protestante a designação não carregasse mal em si mesma.

Protesto poderia e deveria ser e haver, pois, o Evangelho também é permanente protesto feito pela Proposta de seu conteúdo existencial e prático, que é amor.

A Reforma Protestante, todavia, mesmo que tivesse também motivações espirituais para muitos, foi, no entanto, um movimento político que cooptou o tema religioso a fim de atingir ser objetivos de independência de Roma.

Do ponto de vista imediato a Reforma foi boa, pois, de fato, criou um hiato entre o medievalismo católico e sua dominação na Terra [o Papa fora declarado o “senhor do Universo”], e um novo movimento de liberdade e de livre exame; o qual, via Renascença e o Iluminismo, continuou, mas que, via Reforma, logo começou a morrer, visto que não muito tempo depois, embora mantida a guerra anti-católica do protesto original e raivoso, tornou-se claro, todavia, que a Reforma era apenas uma Re-forma; ou seja: apenas um catolicismo que fez Dieta.

Pergunto: Onde a Reforma promoveu o Evangelho de Jesus na Terra?

Não! Gente da Reforma pregou e prega o Evangelho, mas a Reforma propriamente dita logo apenas se tornou uma moral Protestante e, posteriormente, as bases morais e econômicas do Novo Mundo, especialmente do lado Norte Americano do Novo Mundo.

A Europa Protestante e a América do Norte são as maquetes de tal projeto. Você gosta do resultado?

O mundo criado pela Reforma Protestante é esse que agora está sufocando o mundo e matando a própria Terra e sua natureza de bilhões de anos de existência.

Jesus nunca quis fazer Reforma. Aliás, foi Ele Quem disse que não se deve fazer reforma em realidades espirituais.

Afinal, o que significa não colocar remendo de pano novo em veste velha se não que não se deve fazer reforma de nada no Reino de Deus?

Ora, no Reino, tudo o que surge, surge como Novo, embora seja sempre apenas de - Novo.

Jesus diz ao Cristianismo dos Nicodemos e dos Arimateias:

"Importa-vos nascer de novo!"

Mas eles entendem isso como sendo:

Importa-vos Reformar-vos!

Jesus não conhece reforma, mas apenas regeneração, conversão, novo nascimento, arrependimento, mudança de mente, renovação da mente, transformação do entendimento!

Caio Fábio


0 comentários:

Postar um comentário