quinta-feira, 9 de outubro de 2014

HÁ UMA PADARIA DE JUSTIÇA NA NOSSA ALMA. FARTURA!

quinta-feira, outubro 09, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

"Jesus foi por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo. Notícias sobre ele se espalharam por toda a Síria, e o povo lhe trouxe todos os que sofriam de vários males e tormentos: endemoninhados, loucos e paralíticos; e ele os curou. Grandes multidões o seguiam, vindas da Galileia, Decápolis, Jerusalém, Judeia e da região do outro lado do Jordão.

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

É fascinante o tipo de Rei que Jesus é. 

Ele não fica em Palácios. É parte do povo nas ruas. Ali ele institui seu reinado.

Seria como ver um presidente transitando por hospitais, escolas, mercados públicos e igrejas. Não pra fazer campanha e serem aclamados, e nem como um evento pontual. Jesus trabalhava todo dia no meio do povo.

E ele era o Rei...
Susto!
Ele não era meramente o Rei de uma pequena nação do oriente médio. 

ELE ERA O REI TRANSCEDENTAL. 
O Rei da Glória, como cantava o antigo salmista.

"Levantai ó portas as vossas cabeças, sim portais eternos, abram-se! Aí vem o Rei da Glória! Ele chegou! Ele é forte e poderoso nas batalhas! "

Aí. .. Depois dessa anunciação, chega o Rei... com a face de Cristo? 

Que escândalo é esse?
Quem consegue acreditar nisso?
Quem crerá nessa pregação? 
Que batalha ele vem pra vencer? Que revolução sociopolitica traz?

É receita para loucura tentar enxergar o Reino de Jesus com os parâmetros políticos do nosso mundo. 

Tá certo que ele curava doentes, educava o povo e multiplicava pão. .. mas não eram projetos instituídos, formais e contínuos. Era apenas vida dele frutificando sem ata e constituição humana.

Como não nos escandalizarmos com esse Rei? 

É porque a maioria de nós já assimilou o Jesus insosso e marmorizado da religião e perdeu-se assim o poder de susto e subversão do Jesus histórico encarnado.

Ah! Se nós estivéssemos vivos lá! Como nos escandalizaríamos! Talvez nos revoltariamos! 

Como não se revoltar? 
Jesus podia!
Repito: Jesus podia!
Não entendeu ainda?
Jesus podia tudo.

Imagine o rei da Glória habitando uma sociedade humana cheia de necessidades e mazelas...

É chega nela um cara que pode tudo.
O que você esperaria desse cara?

Você, pobre, duro, injustiçado, o que esperaria?
Você, iluminado político e social, o que ansiaria? Que sonhos teria? Que utopias vislumbraria agora como concretissimas possibilidades para a realidade social humana? 

Chegou o Rei da Glória! 

E como não se deixar possuir de uma decepção gloriosa ao ver o Rei da Glória ir pra emergências hospitalares curar o povo, ensinar nas escolas da vida, e multiplicar pão nas padarias da sociedade?

Não bastasse isso, o Rei da gloria, no meio do seu penoso trabalho, olha para o povo, para as grandes multidões...

É começa a falar-lhes ao coração!
Falar ao coração de um povo miserável, sem saúde, sem comida e sem educação? 

- Tá. Quem vai falar? Qual poeta? Poeta tem essas coisas né? Eles vivem pra derramar óleo de utopia consoladora sobre o povo... Deixa o poeta falar... Quem é você poeta? Diz aí! 

- Sou Jesus quem vou falar.

- Ué?! Mas você é o Rei da Glória! Você pode tudo! Voce so tem direito de falar enquanto desempenhe a mais pragmatica Teologia da libertação!

Jesus não está nem aí pra essas expectativas da boiolice intelectual humana.

Ele começa a falar de libertação às multidões. A verdadeira libertação do Reino de Deus, que é aquela que faz o homem provar riquezas sendo pobre, ganhar a Terra sendo manso, ser absolvido enquanto é perseguido, chorar consolado, ter fome sendo farto. 

Só o Reino de Deus institui uma subversão tão profunda e absolutamente real. Sem fantasiamentos da realidade e da observação da realidade.

Isso porque o Reino de Deus se institui dentro do homem. E quando isto acontece tudo está feito! Vida com abundância! 

Por exemplo... Felizes os humildes porque deles é o Reino dos céus. ..

A humildade é a Paz de quem possui tudo, diferente da arrogância de quem miserável e cronicamente vive buscando conquistar o mundo é os céus. O humilde herda o que ele jamais conseguiria alcançar com todo esforço satânico que fosse capaz de investir! Ele sabe que Deus deu-lhe o Reino. E não sabe em si mesmo. Sabe porque Deus lhe fala em intuições, sonhos, impressões, por cantigas, por algumas sementes do reino na cultura popular, cantigas, simbolismo, ditados. .. Deus é dos humildes e os envolve com paz.

Por isso, bem aventurados os humildes! Eles herdam o Reino! Eles herdam o Reino por serem humildes e se tornam mais e mais humildes porque já herdaram o Reino. Ciclo que se alimenta mais envolve mais.

Felizes!

Felizes os mansificados pelo Reino. Pois sabem que não precisam perder a tranquilidade para herdar a Terra. Eles a herdam sem cruzadas e invasões! É deles toda a terra que se possa cuidar e amar.

Felizes são os que choram não utilitariamente. Sem discurso. Sem chantagem. Sem birra. Apenas se dão direito de extravasar o ser. Deus sempre será com eles. E atrairão muitos consoladores solidários no céu e na terra. Felizes os que vivem o choro com essa naturalidade e paz! Terão consolo!

Felizes os que tem fome e sede de justiça, pois serão fartos. Jesus não garante que todos os que tem fome de pão e carne terão fartura. Mas garante que fartamente felizes serão os famintos por justiça. 

É o desafio que boa parte do povo brasileiro tem diante de si hoje e sempre que estiver perante um governo que pense que pode comprar almas com moeda de pão. 

Quem tem fome do que é justo pode até passar necessidade. Mas dentro do coração, quando a alma sabe que não está escrava de barganha injusta...E rejeita a injustiça... Há uma fartura de felicidade de justiça eterna no coração!

Todo o que tem fome e sede de justiça será farto. Porque a padaria que produz tal Pão está dentro da gente. A gente pode caminhar pela vida fartos de toda justiça, enquanto a praticamos em relação ao nosso próximo e enquanto dizemos "não" a todo bolsa-miséria que qualquer governo nos ofereça em troca do escravizamento e dependência da injustiça. 

Quem quiser pão de justiça sempre terá uma padaria eterna dentro de si. E só o Reino de Deus e o Rei da Glória tem poder de instituir isso no coração humano. Pois se de um lado é Paz abundante no coração, de outro lado é contrariar Tudo o que o sistema humano oferece e tudo que a infeliz e desventurada acomodação e mediocridade carnal aceitaria.

Você tem fome de quê? 

Jesus disse que Ele era o Pão Vivo que desceu do céu e quem dele se alimentasse da Pessoa dEle teria vida abundante eterna.

Um Reino com um Rei-Servo assim e com suditos que sejam participantes ativos deste reinado-servo não é tudo que a gente necessita?

Eis o Pão! 


Marcello Cunha


0 comentários:

Postar um comentário