terça-feira, 12 de novembro de 2013

CARTA: E SE NADA DISSO FOR VERDADE?

terça-feira, novembro 12, 2013 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

Minha querida amiga: Graça e Paz!

Responderei a você dentro de sua carta. Ao final eu volto dizendo mais algumas coisas.


--------------------------------------------------------------------------------------------------

 -----Original Message-----
From: E SE NADA DISSO FOR VERDADE? 
To: contato@caiofabio.net

Subject: E quando a gente não consegue crer?
-------------------------------


Oi, Pastor...

Tenho lido suas respostas às cartas, e ficado surpresa por você ter sempre algo a dizer em respostas a questões aparentemente impossíveis de responder sem julgar, sem ‘esmagar a cana quebrada’.

Por isso te faço essas minhas perguntas, essas que não tenho coragem de fazer a nenhum pastor. A nenhuma pessoa. Perguntas talvez sem importância pro ‘mundo’, mas impensáveis na boca de alguém ‘nascido na igreja’, ‘vivido na igreja’, de ‘curriculum’ vasto no louvor, no ensino (!). ‘Coluna’ da igreja, sabe? Gente assim não tem direito a dúvidas, não a dúvidas como as minhas... (muito tempo olhando a tela, tentando achar coragem de escrever)

___________________________________________________________
E se a Verdade não for a verdade?

Resposta: Você já sabe que a religião não é a Verdade, pois foi de religião que você viveu até hoje. Para se conhecer a Verdade tem-se que mergulhar de cabeça na confiança, e, esta, saiba, não é uma experiência racional. A razão pode levá-la a pensar viver da presunção de que o “cristianismo” é uma religião superior às outras, daí, então, para o seu gostinho limitado à geografia, ao tempo, ao espaço e à cultura religiosa dentro da qual você nasceu, você segue o caminho da verdadeira presunção achando que segue a religião certa. Mas se você quiser conhecer a Verdade, Jesus disse que só fazendo a vontade do Pai, e esta é Confiança. Jesus ensinou que a Verdade só é verdade se produzir vida em nós. Depois que a gente mergulha na Confiança, já não há mais dúvida. Nesse dia você está tão cheio de Deus que não tem nem mais perguntas a fazer. Portanto, não espere de mim “provas” da Verdade. O que tenho a lhe dizer é que a Verdade tem que ser experimentada, e que isso só acontece depois que a gente se lança na fé. Antes disso é apenas auto-engano intelectual e racional, sem falar que ninguém vive de doutrina certa, mas de Vida.

___________________________________________________________
E se a Bíblia não for a Palavra?

Resposta: É fácil saber. Se ela é para nós um livro a ser estudado, ela jamais nos será a Palavra. Mas se nós nos entregamos à Palavra, pela fé, então a Bíblia começa a nos revelar a Palavra. Mas tudo começa com e na fé. Sem fé é impossível ouvir a Palavra. É o Espírito quem incendeia o coração com fé, e é a Palavra que alimenta a fé no Caminho.

___________________________________________________________
E se não houver a Palavra?

Resposta: Há Palavra. Estou cheio dela. De fato, estou entupido dela. Ela pode não existir ainda para você. Afinal, a Palavra não é um objeto de estudo, mas um Caminho de Confiança em Jesus. Quem prova, fica sabendo que é Verdade.

___________________________________________________________
E se não houver Deus?

Resposta: Também não posso lhe ajudar. As “provas” da existência de Deus são blasfemas. Deus é, e se revelou a mim em Cristo. Mas não posso prová-Lo para você, posso apenas dizer que o conheço, e que Ele é vivo. É mais fácil, para mim, pensar que eu não sou do que conceber que Ele não seja.

___________________________________________________________
E se o Caminho existir, mas não for esse?

Resposta: Esse qual? O do “cristianismo”? Ora, esse não é o Caminho, é apenas uma estrada fixa. O Caminho existe, pois ando nele todos os dias. Mas como disse, ele não tem nada a ver com a religião de Deus, ou com a fé correta. Deus está apenas a procura de adoradores que o adorem em espírito e em verdade. E onde Ele acha tal coração, aí Ele faz a Sua morada. E para esse o Caminho passa a existir. Ou seja: a gente só sabe depois que a gente salta e mergulha pela fé.

___________________________________________________________
Por que é que a minha religião tem a Verdade e as outras não?

Resposta:
A sua religião tem verdade e enganos, assim como as demais. O Cristianismo não salva ninguém. Quando falo em Verdade, saiba para sempre, não estou falando de religião alguma, nem de filosofias, mas apenas de Jesus. Ora, Jesus se revela a quem deseja, e isso acontece no mundo inteiro, independentemente da presunção cristã que imagina que se eu não falar Deus está mudo. Quando muitos do oriente, do ocidente, do norte e do sul tomarem “lugar à mesa”—e os filhos da presunção religiosa estiverem fora—então você verá com clareza que Jesus é o Salvador do mundo, e não apenas de cristãos.

____________________________________________________________
Por que essa sede, que parece aplacada nos momentos de oração – sim, eu oro – e parece absurda quando a mente dispara a funcionar sem que eu possa frear as perguntas?

Resposta:
Porque seu coração não agüenta mais religião, e não suporta mais se auto-enganar, e clama para que você mergulhe de cabeça em Jesus, ao invés de ficar brincando no chafariz da religião.

___________________________________________________________
Por que esse amor – sim, eu amo – a Deus e essa incapacidade de resistir a qualquer pergunta que O desafie em mim?

Resposta:
Porque você ainda pensa que Deus precisa de defesa. Deus sabe se defender. Quando você não puder responder, fique calma. Deus fala de Si mesmo, de muitos modos e maneiras. O desafio de Deus na sua vida não tem que vir das questões de outros, mas sim o desafio que Ele mesmo faz a você no sentido de que você creia e se entregue em fé.

____________________________________________________________

Tenho vergonha dessas idéias, mais do que teria de pecados ‘com mais ibope’.

Resposta:
Não há porque ter vergonha. A maioria dos cristãos vivem exatamente assim, apenas não têm coragem de confessar. A razão pela qual os cristãos são tão frágeis, se escandalizam tanto, e têm tanto medo de questões, é porque ainda não conhecem a Deus, mas apenas a religião. E religião por religião, sinceramente, o cristianismo é apenas mais uma outra.

___________________________________________________________
Estive lendo numa Bíblia de estudo acerca da blasfêmia contra o Espírito Santo. Diz que só acontece com pessoas que vão esfriando, esfriando, entristecendo o Espírito e saindo da influencia dEle... Até o ponto em que nada mais resta, e pode-se então cometer o pecado imperdoável por pura falta de interesse no perdão.

Resposta:
A religião faz isto. Deixa o indivíduo sem vida com Deus, e lendo a Escritura contra si mesmo. Ora, primeiro, deixa eu lhe dizer: você está assim porque esse seu deus não é digno de confiança. Ele é muito mal. Pode fazer alguém que não o conheceu na experiência da vida, simplesmente ir esfriando...e, quem sabe, até ir pecando homeopaticamente contra o Espírito Santo. Minha querida, chega disso. Deus é bom, e Ele quer apenas que você o conhece para que a sua vida na Terra seja boa. Saiba: você não está indo pro inferno, apenas não está usufruindo de Deus na Terra. A Boa Nova é essa chance de conhecer e usufruir Deus a começar da Terra.

___________________________________________________________
Tomara que isso não aconteça comigo...

Resposta:
Não acontecerá. Digo isto com toda responsabilidade de quem conhece a Deus, e sabe Quem e como Ele ama Seus filhos todos!

____________________________________________________________

Tomara que você tenha algo pra me dizer...

Obrigada.


Continuação:
Você está vivendo a bendita crise que vivem todos os que chegam naquele ponto da vida no qual religião já não resolve. O que sua alma está procurando é uma relação com Deus. E isto você terá se deixar de lado todas essas doenças e inseguranças da religião dos juízos e dos moralismos culposos, e mergulhar de cabeça no amor de Deus. Mas, infelizmente, não há “provas” a serem dadas de antemão. Tudo com Deus acontece se a gente crer. Quem crê é galardoado. Quem não crê vive com medo e em grande insegurança. Creia e você verá que é Verdade, posto que você mesma experimentará. É tudo o que tenho a lhe dizer.

Receba meu carinho e minhas orações!

Nele, em Quem toda dúvida nos catapulta para andares mais elevados,

Caio


0 comentários:

Postar um comentário