segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Godwin MacGyver! | Caminho Nações

segunda-feira, novembro 04, 2013 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



Godwin é um menino prodígio.

 
É meio MacGyver. Daquela série antiga em que o cara reformava um avião com fio-dental e fazia bombas com chicletes.
 
Certa vez quando o gerador quebrou, Godwin que fica responsável por buscar a gasolina e fazer a eletricidade funcionar aqui, ficou por horas com um pedacinho de pau, um farolete fraco e uma faquinha, tentando consertar.
 
Foi vencido.
 
Mas e as vezes que venceu?
 
O menino desentorta pregos enquanto me ajuda a pendurar as lâmpadas recarregáveis em cada quarto.
 
Monta e desmonta as tomadas.
 
Sobe ao telhado no breu, para puxar o fio que está com mal contato.
 
Ajuda a remendar canos.
 
Na sala de brinquedos, Godwin está quieto num canto. Parecia estar concentrado com sua brincadeira, mas de repente, se levanta e vem todo sorridente: Uncle, consertei o rádio. Me diz ele mostrando um rádio de brinquedo que já não funcionava. Mas Godwin deu jeito.
 
E num gesto muito carinhoso, colocou o rádio entre as pernas de um menor que estava admirado com o barulho.


Ele é pau para toda obra. Eu e ele entramos carregando uma geladeira e enquanto eu estava olhando para as prateleiras, Godwin já varria o chão pois entramos com os pés cheios de areia.
 
Ele é tímido. De olhar sereno e silencioso. Fala pouco.
 
Olho para ele e só penso que poderíamos dar a ele uma oportunidade de aprender alguma coisa! Um curso técnico!
 
Hoje, eu estava aqui, digitando no laptop e quando olho pro lado, está Godwin parado na janela, me observando. Admirado com o computador. Em silêncio. No mundo da curiosidade.
 
Quer aprender violão, me cobra todo o dia pela sua aula.
 
Quer ler. Me cobra o dia inteiro para que abra a biblioteca.
 
Quer ajudar. Ronda o dia todo procurando como.
 
E quando viu a câmera fotográfica endoidou.
 
Tirei-a do pescoço e entreguei à ele e disse: “Godwin, confio em você. Não deixa ela quebrar senão ficamos sem fotos.”
 
Segurei na mão dele segurando a câmera e disse: “Você aperta aqui e faz assim, assado… vai treinando, daqui uma hora quero ver as fotos. Amanhã nós treinamos mais.”
 
Godwin é um voluntário.
 
É um menino.
 
É um sofrido rapazinho.
 
Que não tem ninguém por ele, a não ser estranhos, vindos do outro lado do mar.
Faz poucos dias, abro a porta do meu quarto e dou de cara com Godwin esperando.
 
- Tio, você vai na cidade? – perguntou.
 
- Vou, você precisa de alguma coisa? – respondi, pensando que ele precisava do dinheiro da gasolina para o gerador, que ele vai buscar todo dia.
 
- É que eu queria muito comer pão – ele disse e abaixou a cabeça com vergonha.
Amanhã, amanhã mesmo, Godwin será adulto.
 
Lutaremos para dar à ele um futuro profissional. Lutaremos para dar a ele uma família. 

Lutaremos para vê-lo sempre sorrindo. Não sabemos se conseguiremos realizar todas estas coisas, mas, darei a ele a certeza de que ele tem um amigo para sempre.
 
Daqueles mais chegados que irmãos.
 
Se você ajudar, juntos poderemos dar ao Godwin e aos demais meninos, uma chance numa escola técnica.
 
Você topa?
 
Eu já topei.
 
E tenho certeza que ele também.


Gito Wendel
Esit-Eket, Akwa Ibom, Nigeria



#juntospodemosmais
doeagora.caminhonacoes.com


0 comentários:

Postar um comentário