quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O BEM SUCEDIDO E O BEM AVENTURADO

quinta-feira, setembro 25, 2014 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


Tudo ao nosso redor coloca como objetivo da vida ser bem sucedido, e me chama a atenção que, na minha tradição pelo menos tem um outro convite: Ser Bem Aventurado. É engraçado como essa palavra tem pouco sentido e é traduzida automaticamente para "feliz" ou "abençoado", sem se perceber o que ela quer dizer. Bem aventurado quer dizer literalmente "estar em uma boa
 aventura". No hebraico, ou no aramaico, onde ela foi dita originalmente no meu contexto, ela é originada do termo Ashar, que quer dizer simplesmente "EM FRENTE", "SIGA RETO". Assim o significado da palavra poderia ser entendido assim "siga em frente com a alegria de quem sabe que está metido em uma grande e boa aventura". Ser bem aventurado aponta obrigatoriamente para a frente, para a surpresa, para o que estar por vir. Sucedido, vem do latim succedere, e quer dizer literalmente "o que veio depois". Note que são dois sentidos opostos: Um olha para trás, o outro para o caminho adiante, um é esperado, o outro é esperança, um é objetivo, o outro é estrada. No mundo onde a gente está, todo mundo quer ser bem sucedido, mas eu fico com meu mestre, que me chamou a ser Bem aventurado. Por que mais que o resultado baseado na monotonia planejada do que fiz, penso que coaduna mais com a eternidade que espero, a aventura de viver, de ousar, de descobrir e de seguir em frente, na certeza de estar metido em uma grande aventura com futuro, que deixar de vivê-la em troca do objetivo que já me está determinado e garantido no passado.

Claudio Oliver


0 comentários:

Postar um comentário