quinta-feira, 27 de agosto de 2015

UM DEUS INCOMPARÁVEL!

quinta-feira, agosto 27, 2015 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

Marcello Cunha



Quem é o meu Deus? Ah, o Deus que eu creio é Jesus. E eu poderia dizer apenas isso. e pronto. Mas como até Jesus virou algo apropriado pela sistematização religiosa e formatado pelo poderoso marketing-ferramenta-de-controle-poder... Digo mais algumas coisas então, interpretando um pouco do significado do Jesus que qualquer um sem pré-condicionamento cultural-religioso pode ver de forma simples nos evangelhos.

O Deus que creio não é religioso, não cabe em templos, mas também não cabe em sistemas teológicos.

Não cabe em livros de catecismo. Ora, nem na Bíblia Ele cabe.

O Deus que creio é indomesticável, incanalizável, incontrolável, insistematizável... Ele é livre.

Ele entra em todos os lugares: templos, terreiros, mesquitas, zonas de prostituição, cabanas, barracos, mansões ou becos. Ele entra até no cúmulo da abominação: nos corações humanos. De todos os humanos. Mas ninguém o sequestra. Ninguém consegue contratá-lo com alguma proposta qualquer.


Impossível oferecer oferendas a Ele em troca de qualquer coisa. Ele não aceita despachos, mas também não aceita louvor e adoração nas encruzilhadas dos cultos cristãos. Aqueles em que a encruzilhada não fica no chão ou asfalto. Fica na parede. Com uma frase embaixo: "Jesus Cristo é o Senhor". Que geralmente nada significa. Só significa arrogância, presunção e vontade de enriquecimento e domínio.

Deus, aquele que eu creio, só aceita espíritos em verdade. São esses que Ele procura. Espírito em Verdade. Quem chega fazendo a confissão mais essencial e profunda. E só é possível fazer essa confissão por um dom que vem dele mesmo. Luz e Graça.

Ele só cria, fala, se move, cura, salva... por Amor. O Deus que creio é Amor. Por isso, diante de todos os ídolos da história humana (até o ídolo-deus ou o ídolo-jesus dos cristãos) esse Deus que creio é incomparável.

Tão maior do que o Cosmos inteiro...
Mas resolve habitar no coração quebrado e contrito.
Ora, Ele se fez homem e morreu como pecador maldito! Pra justiça e ressurreição de todo o que crê que nele pode ter redenção e vida.

Essas são algumas coisas que consigo dizer a respeito dEle. Porém, defini-lo... jamais eu tentaria. Ele diz de si mesmo: "Eu sou o que sou". E é no caminho com Ele que a cada dia se vai aprendendo o que se tem que saber naquele dia.

A esperança é de que no decorrer do tempo um caráter vá se formando nesse indivíduo que com Deus vai aprendendo a cada dia. E é um caráter de Amor. Não tem nada a ver com curso de filantropia, humanitarismo, bondadismo, escoteirismo, ou evolução astral. Bobagens essas coisas. O buraco é muito mais embaixo.

É tão mais embaixo esse buraco, que quem o constata é capaz de dizer: "Ei, se eu conseguir falar línguas de anjos, e tiver toda ciência e conheça todos os mistérios do universo, ainda que eu profetize, ainda que eu dê meu corpo pra ser queimado como mártir, e ainda que eu distribua todo meu dinheiro e bens aos pobres... sem AMOR eu nada serei"

Ora, alguém que entrega o corpo e distribui os bens, sentir falta de Amor? Que incoerência é essa, perguntam aqueles que passam longe de admitir e confessar o óbvio: nossos esforços de Amor não são suficientes pra nos salvar da condição carente, enferma, corrompida, que experimentamos na nossa alma caída.

Só aqueles que se autojustificam venerando "santos" e "homens de Deus", como desculpa pra jamais se entregarem a Deus... (Você entende o que quero dizer né? A pessoa levanta um altar a um santo pra nunca ter que viver o que aquele santo viveu. A veneração é funciona como uma tirada de corpo fora...) é que pensam que profetizar, falar línguas, saber muitas coisas, se martirizar ou alimentar muitos pobres resulta em alguma plenitude de vida no ser... Tolos alienados.

Porque até as coisas consideradas mais "sublimes" entre os humanos.... aquele status que experimentaram os profetas, santos, madres teresas, gandhis e outros homens considerados "elevados" e honrados... não é nada, comparado ao chamado e a vocação de experimentar Verdade essencial do Amor no lugar mais íntimo do Ser. Plenitude de Vida, Paz, confiança, olhar bom, entrega, dependência, verdadeira adoração.


Por essas e outras... Incomparável!


0 comentários:

Postar um comentário