quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Assim nasceram todas as religiões...

quarta-feira, dezembro 26, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



FÁBRICA DE DEUSES

A alma humana demanda um plano para existir.

Pode ser o cumprir de ritos simples da vida, como nascer, crescer, passar estações, procriar, produzir, e morrer.

Mas todos precisam de algum roteiro, nem que seja apenas o biológico, como acontece com muitas tribos primitivas, e, também com muita gente da cidade. Isto porque mesmo em circunstâncias existenciais de primitividade, a alma demanda ritos e estações de sentido.

Ora, esta necessidade, diz o Gênesis, surge com as estrelas, com o firmamento, com o nascer dos dias e noites, e com o chamado à existência de estações naturais, como a primavera, o verão, o outono e o inverno.

Diz-se que eles foram “dados para” produzir marcos psicológicos e históricos, tanto imprimindo sentimentos na memória, quanto também ordenando a cronologia da existência, tanto dos humanos, quanto dos animais, os quais, instintivamente, também se servem deles a fim de cumprirem seus ciclos naturais.

Não é à toa que a Grande Visita tenha sido marcada por uma estrela no firmamento. Afinal, aquele era o marco dos marcos; e não apenas para a História Humana, mas, sobretudo, para a existência individual de cada pessoa.

Aqui, no entanto, eu já expresso a minha fé.

A maioria, todavia, quer saber a razão da existência, e que propósitos Deus tem em relação à vida humana, e a tudo o mais que existe.


Sim, nessa busca por mapas, agendas, significados, estações e propósitos para o Universo e para a existência humana, nasceram todas as religiões, todas as filosofias, e todas as ciências.


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

NATAL CONFORME A NATA DE CADA ALMA

segunda-feira, dezembro 24, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


Paulo disse que não era mais para se guardar festas religiosas como se elas carregassem virtudes em si mesmas.

Assim, as datas são apenas datas, e as mais significativas são aquelas que se fizeram história, memória e ninho em nós.

Ora, o mesmo se pode dizer do Natal, o qual, na “Cristandade”, celebra o “nascimento de Jesus”, ou, numa linguagem mais “teológica”, a Encarnação.

No entanto, aqui há que se estabelecer algumas diferenciações fundamentais:


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

AOS PORTEIROS DO REINO DE DEUS!

quarta-feira, dezembro 19, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments




Jesus parece sempre ter feito questão de deixar os cheios de suas próprias certezas presunçosas e arrogantes, incertos e vazios em Sua presença.

Aliás, foi Maria quem, no contexto do Evangelho, primeiro disse que Jesus seria assim.

“Despedirá vazios os soberbos, arrogantes e poderosos, e acolherá os pobres da terra” — disse ela.

Além disso, foi também dito acerca Dele pelo velho Simeão, que Ele seria “objeto de contradição”.

Ele, todavia, jamais se contradisse. A contradição era o que vinha dos outros, pois, supostamente, quem deveria amá-Lo, o odiou, e quem deveria rejeitá-lo, o amou.

E foi de contradição em contradição [não dele a contra-dição] que Ele andou entre espinhos, abrolhos e lírios do campo.

Ele via espinhos onde se dizia que era o Jardim Religioso de Deus: o Templo e a religião, com seus funcionários supostamente do interesse de Deus e da vida;, e pensava: "Aqui é o deserto!"

Ele via lírios onde se dizia que somente havia lixo; ou seja: entre coletores de impostos, meretrizes e gente considerada pecadora por ser sem religião ou informação religiosa; e dizia: "Aqui é o campo para o Jardim de Deus".

Ele nunca se contradisse, mas o que dizia dividia o mundo!

Daí se dizer que Ele seria como uma Espada.


Ele próprio disse que trazia a espada e que seu batismo seria de fogo.

No caminho, todavia, Ele foi pontuando as incertezas que poderiam, em sendo acolhidas, salvar os certos das certezas.

Assim Ele diz que o reino de Deus seria como um grande banquete no qual estariam presentes todos os que a Religião deixaria fora, enquanto, de fato, estariam de fora os que tinham o suposto poder de dizer quem entraria ou sairia.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CARTA: TODOS SERÃO SALVOS?

segunda-feira, dezembro 17, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments

-----Original Message-----
From: Joubert Poça
To: contato@caiofabio.com
Subject: TODOS SERÃO SALVOS?

-------------------------------

Querido Caio Fabio.

A paz seja convosco.

Estou vivendo uma terrível dúvida.

Após ler e re-ler os evangelhos de Jesus consegui me conscientizar de que a pena de morte não é a solução. Mais ainda, eu incrivelmente comecei a compreender aquilo que Jesus disse: "Amai os vossos inimigos, bem dizei os que vos mal dizem e fazei bem aos que vos odeiam".

Hoje eu consigo me compadecer da situação da vida de pessoas como bandidos, assassinos, estupradores, loucos, corruptos etc.

Creio que as pessoas são na maioria dos casos, produtos do meio em que vivem e que romper este meio é demasiadamente difícil.

De uma certa forma Jesus nos ensina a compreender as diferenças, a ter  compadecimento das pessoas, mas abominar as terríveis praticas.

Se Deus me fez pensar isto, eu pergunto: Sem Deus o soberano de tudo e conhecendo intimamente sua criatura, ainda assim Ele vai lançar as pessoas ao Inferno?

Qual é o pai por mais amoroso que seja, lançaria seu filho transgressor na fogueira?

Você como pai, se você tivesse um filho da pior espécie, mesmo ele recebendo todo seu amor e carinho, se voltasse contra você e fosse preso e condenado a pena de morte, você concordaria com isto?

Pode uma pessoa drogada pela ignorância social e espiritual, anestesiada por uma cegueira doentia da nossa limitação, dominada pelo pecado que não permite enxergar a graça de Deus, ser condenada ao tormento eterno? Ou, de alguma forma, há esperança para todos que já viveram, que vive e que viverão neste mundo terreno, sem se confessar a Cristo ou ter um relacionamento com Deus?

Estranhamente vejo esperança na mensagem da Cruz quando Jesus disse: "Pai perdoa-os, porque eles não sabem o que fazem..."

Jesus estava falando dos assassinos do amor.

Hoje em minhas orações eu tenho pedido ao Pai que nos perdoe, até aqueles que aos nossos olhos não merecem salvação, e que já se foram.

Peço que sejamos punidos severamente nas nossas transgressões, mas que ELE não jogue as pessoas reprovadas no inferno, mas que de alguma forma O Senhor possa se utilizar de outros meios para fazer valer a justiça, sem que se perca o amor pelos reprovados.

Não agüento mais esta minha angustia de ver um Deus que no Velho Testamento parece duro, soberano, e, às vezes, até ríspido; em comparação ao Deus do Novo Testamento, mais compreensivo, meigo, em alguns momentos agressivo (Na purificação do Templo ou quando falava aos Sacerdotes)...

Como você vê toda esta história. Estou equivocado em ter esta esperança? Isto me faz descrer das palavras de Jesus sobre o futuro julgamento, absolvendo ou condenando-nos pela eternidade?

Quando eu era criança, meu pai me deu uma garrafa de achocolatado, mas eu queria coca-cola. Ele insistiu... e eu comecei a chorar clamando por coca-cola. Eu queria coca-cola e não abria mão. Foi quando depois de parar de chorar, eu provei o achocolatado e comecei a beber e saborear aquela bebida.

Realmente meu pai tinha razão. Aquela bebida era deliciosa. O fato é que eu não enxergava isto até provar. Agora e se minha vida tivesse acabado antes de eu beber o achocolatado, será que eu iria para o inferno dos engradados, condenado a beber somente coca-cola pelo resto da vida?

Falo isso porque um amigo meu do trabalho perdeu o filho dele de 19 anos que morreu com um infarto fulminante no coração. Eu me perguntava a todo o momento se ele havia aceitado a Jesus como salvador. Senão, será que ele foi condenado? E se Deus tivesse me tirado a vida com 19 anos, ELE me condenaria ao inferno se, só aos 30 anos eu consegui entender um pouco de Deus?

Em outras palavras, todas as pessoas terão nesta vida uma clara definição pessoal sobre a vontade de Deus, para poderem discernir e optar se querem ou não sua salvação?

Me ajude Reverendo. Eu sei que você deve estar cansado de tantas perguntas, mais sei também que você é uma pessoa dura-na-queda, e que tem sido uma grande ferramenta pensante na batalha pela salvação do Ser humano como imagem e semelhança de Deus.

Gosto muito dos seus textos.

Fique afogado na graça de Deus em Cristo Jesus e um grande abraço.

Joubert Poça da Conceição. 



Resposta:

Meu querido amigo: Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo, e não imputando aos homens as suas transgressões!


domingo, 9 de dezembro de 2012

Que tal abandonar o castelo e enxergar as possibilidades de encontro no caminho, na vida?

domingo, dezembro 09, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

OS CRISTÃOS, OS JESUSÃOS, OS CEDÕES, OS CAMINHÕES, OS ERRÕES, E OS TOSTÕES!

quarta-feira, dezembro 05, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments




Já imaginaram se Deus de fato fosse judaico-cristão e patrono do Cristianismo, conforme os crenéticos desejam?

Faz mais sentido ser Testemunha de Jeová no Japão. Mas Deus ser religioso e adorar a Si mesmo no culto do Cristianismo [?] é medíocre até para um deus cristão pagão; ou crisgão, ou pagãtão. Whatever...

Pedro aceitou a designação de “cristão” como modo de levar o vitupério de Jesus, pois, eram os antagônicos que assim os apelidaram, assim como se alguns mais sevecrinos começassem a chamar o pessoal do Caminho de “os Caminhões”, e acolhêssemos como vitupério do discipulado; ou como se o pessoal da Universal, cheios de um outro espírito, aceitassem ser chamado de os Cedões; ou como se os da Internacional da Graça, por quebrantamento, aceitassem ser chamados de os 2Erres; ou os da Mundial, tendo se convertido, carregassem o apelido de os Mundões ou Boiões, etc...

Pedro disse: “Sofra dignamente com este nome” — que era o apelido ridículo que a eles era dado.
Assim, uma alusão ao termo cristão em todo o Novo Testamento [...] se fez prevalente.

Por quê? Sim, por quê [.?.] se entre os irmãos eles apenas se chamavam de “irmãos”, “os do Caminho”, “os discípulos”, “os fiéis”, “os santos”, “os peregrinos”?

Ora, foi a culpa dos romanos que os apelidaram de “cristãos” como quem designa “monstros” que, anos depois, tornou o apelido pejorativo e detrativo em honra e prestígio digno.

Sim, foi a culpa romana que buscou redimir o “cristão” insultante pelo “cristão” honrante. E, depois, foi a culpa latente dos romanos unida ao poder patente que Constantino conferiu à igreja do Império, que, mais uma vez, erigiu do “cristão” da culpa, agora já o “cristão” da honra imperial, e que acabará por ser a base para o Cristianismo, o qual veio a surgir apenas mais de trezentos anos depois de Jesus, o Cristo.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

SOBRE VIVER

terça-feira, novembro 27, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


Não fabricamos veneno, não sabemos voar, não sabemos farejar, não conseguimos morder outros animais, temos tamanho desengonçado, não enxergamos direito e não ouvimos muito bem, ou seja, tudo o que nos resta é pensar. Compreender o mundo e tirar conclusões. E são justamente essas conclusões e a capacidade que temos de observar o meio ambiente e perceber causa e efeito - precisamente este movimento - que nos leva à consciência que se transforma no pânico. Conseguimos antever que não vamos dar certo.

O medo do ser humano é estrutural. O homem é um animal amedrontado porque tem uma experiência única entre todas as outras espécies: carrega um predador dentro de si mesmo que tem mais consciência do que deve. Morremos de medo, e com certa razão. Temos consciência de tempo e espaço, mas não sabemos de onde viemos, para onde vamos ou porque estamos aqui. Vez ou outra temos alguns insights, mas que nunca nos dão certeza se são verdadeiros. Agarramo-nos em qualquer coisa que nos alivie da tensão, ou do torpor desde a hora em que acordamos, até a hora em que dormiremos novamente.

O medo não é uma invenção contemporânea. Não temos medo, por exemplo, porque hoje em dia é perigoso andar na rua. Temos medo porque somos inteligentes, ainda que ao mesmo tempo e por alguma razão sonhamos em não ter mais medo.

Na busca por compreender e dominar o medo da existência, temos a nossa frente duas estradas que parecem seguir caminhos opostos, embora partam de um mesmo ponto. Ciência e religião. A ciência tenta decifrar a matéria, a religião, por sua vez, busca elevar o espírito, mas a religião nada mais é que uma tentativa utópica de fugir da decadência da matéria; e a exaltação da ciência, mesmo que utilize como método a razão, não passa de mais uma forma de crença.  


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

QUANDO OS CÉUS FORAM CORROMPIDOS...

quinta-feira, novembro 22, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



Eu vi...


Vi quando os "anjos" caíram na prosperidade da ganancia...


Vi quando os pobres ergueram altivamente a cabeça dando ordens aos céus para que ficassem ricos...


Vi quando os ricos, em nome de "De
us". ficaram mais ricos ainda...

Vi quando "Deus" foi vendido...


Vi quando a Cruz virou logomarca...


Vi quando a Ressurreição passou a ser apenas signo de Superioridade de "Deus".


Vi quando os antigos pastores engordaram tanto... que suas caudas de lobo sobraram para fora do terno...


Vi quando os jovens se desapaixonaram...


Vi quando os cantores se tornaram Cdtores...


Vi quando o Templo de Jerusalém foi replicado em todas as "igrejas"...


Vi o púlpito se tornar sagrado...


Vi o pastor virar bispo e apostolo de si mesmos, em nome de todos...


Vi a inveja, a arrogância, o roubo, a sedução... serem a espiritualidade dos "grandes servos de Deus"...


Vi os puros se enlamearem...


Vi as virgens se prostituírem...


Vi santos caírem de angustia...


Vi os velhos ficarem cínicos...


Vi os jovens se tornarem indiferentes...


Vi e entendi a Síndrome de Lúcifer...


Vi a volta dos Nephilins.


Vi Judas se tornar Papa...


Vi o Apocalipse virar ficção e best-seller...


Vi os anjos sentirem raiva da "igreja"...


Vi o Moises recompensado no deserto e o povo que com ele estava se sentir santo quando comparados com a corrupção dos céus nos dias de todos nós...


Vi os anjos com pressa...


Vi o amor e a paciência de Deus!


Vi, e disse: Tem misericórdia, Senhor!



Caio


sábado, 17 de novembro de 2012

TOMEM CUIDADO COM O ANTI-DEUS... OS SEUS CAPANGAS JÁ ESTÂO ENTRE NÓS.

sábado, novembro 17, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A ZUMBIFICAÇÃO DA FAMÍLIA E A MORTE DO MUNDO!...

quinta-feira, novembro 08, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments




Um mundo sem famílias será um mundo sem amor!

Mas e não há mais famílias no mundo?...

Claro que há; mas está acabando...

Ainda há pai e mãe, apesar de que muitos são apenas progenitores, e, dia a dia, menos pais e mães de fato...

Daqui a tempos [não muitos tempos] haverá uma grande quantidade de filhos de proveta e sem pais de fato.

Hoje se vê a falta de família determinando os grandes problemas sociais nas grandes cidades do mundo...

São meninos e meninas cheios de ódio e de rancor; tomados de vontade violenta; irreverentes; prontos para qualquer coisa suicida...

Prova disso, além da proliferação das drogas químicas que matam, há ainda os crimes contra pai, mãe, avós e parentes...

O que poderá fazer o Estado em favor de uma sociedade sem famílias?...

Não basta haver progenitores ou agentes legais de paternidade e maternidade...

O que falta mesmo é a velha e saudável noção de família, de casamento, de educação, de respeito, de reverencia pelos mais velhos; e, sobretudo, falta a certeza de que pai e mãe são para sempre...


sábado, 3 de novembro de 2012

Quem é "Ungido do Senhor" e "Autoridade de Deus" na Terra?

sábado, novembro 03, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


terça-feira, 30 de outubro de 2012

"O Bom Samaritano" ou "O Bom Travesti"

terça-feira, outubro 30, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments




E perguntaram a Jesus: "Quem é o meu próximo?" E ele lhes contou a seguinte parábola:

Voltava para sua casa, de madrugada, caminhando por uma rua escura, um garçom que trabalhara até tarde num restaurante. Ia cansado e triste. A vida de garçom é muito dura, trabalha-se muito e ganha-se pouco. Naquela mesma rua dois assaltantes estavam de tocaia, à espera de uma vítima.

Vendo o homem assim tão indefeso saltaram sobre ele com armas na mão e disseram: "Vá passando a carteira". O garçom não resistiu. Deu-lhes a carteira. Mas o dinheiro era pouco e por isso, por ter tão pouco dinheiro na carteira, os assaltantes o espancaram brutalmente, deixando-o desacordado no chão.

Às primeiras horas da manhã passava por aquela mesma rua um padre no seu carro, a caminho da igreja onde celebraria a missa. Vendo aquele homem caído, ele se compadeceu, parou o caro, foi até ele e o consolou com palavras religiosas: "Meu irmão, é assim mesmo. Esse mundo é um vale de lágrimas. Mas console-se: Jesus Cristo sofreu mais que você." Ditas estas palavras ele o benzeu com o sinal da cruz e fez-lhe um gesto sacerdotal de absolvição de pecados: "Ego te absolvo..." Levantou-se então, voltou para o carro e guiou para a missa, feliz por ter consolado aquele homem com as palavras da religião.
Passados alguns minutos, passava por aquela mesma rua um pastor evangélico, a caminho da sua igreja, onde iria dirigir uma reunião de oração matutina. Vendo o homem caído, que nesse momento se mexia e gemia, parou o seu carro, desceu, foi até ele e lhe perguntou, baixinho: "Você já tem Cristo no seu coração? Isso que lhe aconteceu foi enviado por Deus! Tudo o que acontece é pela vontade de Deus! Você não vai à igreja. Pois, por meio dessa provação, Deus o está chamando ao arrependimento. Sem Cristo no coração sua alma irá para o inferno. Arrependa-se dos seus pecados. Aceite Cristo como seu salvador e seus problemas serão resolvidos!" O homem gemeu mais uma vez e o pastor interpretou o seu gemido como a aceitação do Cristo no coração. Disse, então, "aleluia!" e voltou para o carro feliz por Deus lhe ter permitido salvar mais uma alma.


sábado, 27 de outubro de 2012

Não tenha medo do Amor!

sábado, outubro 27, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments




Se sem amor nada aproveita, então, sem amor não há vida, pois, caso qualquer coisa gerasse vida, o amor seria apenas uma outra alternativa de vida como existência.
Quando Paulo disse que o amor era o caminho sobremodo excelente, ele não dizia que sem amor há um caminho de vida, ainda que inferior.

Não! Afinal, João decretou que Deus é amor, e, também, que aquele que ama conhece a Deus, e que quem não ama jamais o viu.

O amor não é romântico e nem fantasioso. O amor lida com o que é; sem ficção. Nele cabe o romance quando essa é a relação, mas suas bases são bases de verdade e realidade.

Amar é, segundo Jesus, uma decisão espiritual a ser praticada em relação a tudo e todos.


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Solidariedade não é crime!

quinta-feira, outubro 25, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



terça-feira, 23 de outubro de 2012

- Mata o seu filho Isaac!

terça-feira, outubro 23, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



Freud tinha completa a razão quando disse que nossas mentes limitadas precisam de um Deus que pune nossas ações, com um pai severo, punidor e vingativo...

Infelizmente a concepção de muitos acerca do Eterno é exatamente essa que a imagem traduz. Em Jesus eu recebo a revelação do Deus que exatamente o contrário de tudo isso que a religião tem impregnado na cabeça das pessoas.

Em Jesus me é apresentado um Deus de amor que após Pedro o ter negado por 3 vezes não o castiga nem pede justificativas, mas simplesmente pergunta: "Tu me amas?"

Há 01 ano deixei de ser evangélico, tomei nojo do sistema, mas hoje creio e busco viver o Evangelho, puro, leve e simples, que me apresenta um Deus Gracioso que em Cristo se reconciliou com todos os homens ao invés de penitenciá-los pelos seus pecados.

Rafael Braga.


sábado, 20 de outubro de 2012

Tufão é muito mais gente de caráter do que a maioria dos pastores 171 que em nome de “Deus” fazem do povo os “bichos do jogo”

sábado, outubro 20, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



PENTECOSTALISMO, ESPIRITUALIDADE 171 E AVENIDA BRASIL

Existem muitos modos de “ver” as coisas que concernem a “Deus” [conceito] e à “espiritualidade” [prática do conceito espiritual no qual se crê].

Nem de longe é meu objetivo discorrer sobre as principais vertentes dessas espiritualidades; afinal, teria que ser um imenso de um livro o projeto que sequer pretendesse arranhar as multi-gamas dessas variáveis de olhar espiritual entre os humanos.

Atenho-me ao nosso meio imediato: o mundo cristão evangélico!

Ora, no ambiente chamado “evangélico” [que cobre hoje todos os grupos não católicos de confissão bíblica no país] — foi o Pentecostalismo [de todos os matizes] o introdutor de um pressuposto devastador para a produção de uma consciência carregada de caráter e honestidade nas práticas da vida.

O Pentecostalismo, em linhas gerais, não é predestinista-divino da segurança da salvação [como são os Reformados], embora seja predestinista-humano do inferno, quando pela certeza de que “fora dos cultos e das frequências e filiação à igreja local não há salvação”, com imensa facilidade danam toda a humanidade não igrejada no fogo...; sim, e isso por um tempo de duração eterna.

Assim nasce a ufania de que o crente pentecostal tem um poder espiritual maior do que todos os demais, pela certeza de que se houver observância aos ditames morais e aos costumes espirituais da “igreja” a pessoa se torna santa, e, portanto, superior a todos os demais humanos no planeta [caso não faça nenhuma irregularidade bíblico comportamental e jamais deixe de obedecer ao seu pastor ou líder].


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CONSTANTINO, LACTÂNCIO E O CRISTIANISMO IRREFORMÁVEL...

segunda-feira, outubro 15, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


Depois da Era Apostólica Original, a comunidade mais ampla dos discípulos que permaneciam fiéis à Palavra dos Apóstolos já mortos, estava cansada...; e as coisas somente pioravam...

Já tinham passado por dez grandes perseguições gerais, muitas outras em regiões especificas, e infindas de natureza individual e pessoal.

Os Apóstolos haviam dito que “o tempo estava próximo”; mas eles próprios haviam partido e o Senhor não voltava...

Enquanto isto [...] não sabiam se ficavam nas cidades ou se buscavam refugio nos montes, covas, florestas, regiões distantes, em cidades subterrâneas, ou nos infindos túneis que cavaram [...], como ainda hoje se vê em muitos lugares, especialmente na Capadócia, na Turquia.

Aos olhos deles todas as predições de Jesus e dos Apóstolos estavam já cumpridas, pois, tudo o que tinham visto nos últimos 280 anos eram guerra e rumores de guerra, revoluções, terremotos, vulcões poderosos e devastadores, pragas, mortes em quantidade impensável, pestes chacinadoras, como nos dias do Imperador Décio; além de que não lhes faltaram [de Nero em diante] inúmeros candidatos perfeitos ao posto de Besta e de Anti-Cristo na Roma/Babilônia, na Grande Meretriz, na Cidade das Sete Colinas.

Entretanto, apesar de tudo, quanto mais sofriam, mais cresciam e se espalhavam; de modo que a perseguição sempre foi o maior espalhador das sementes do Evangelho pelo mundo, desde o tempo dos Imperadores Romanos.

Todavia, o Senhor não voltava...; as perseguições não cessavam; e nem o Império se convertia... 

Foi nesse tempo de cansaço de esperança, porém de crescimento pela perseguição, que surgiu o Imperador Constantino.




domingo, 14 de outubro de 2012

Estou afastado da igreja. O que faço?

domingo, outubro 14, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

POR QUE O EVANGELHO NÃO SE CUMPRE NA SUA VIDA?

quarta-feira, outubro 03, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


Jesus disse que as Palavras Dele são espírito e são vida!

No entanto, o que Ele nos mandou obedecer como Sua Palavra se põe em oposição a tudo o que o mundo pode compreender; posto que viole as convenções da honra, da reputação, da justiça própria, da valentia que se expõe às brigas, do enfrentamento de quem deseje nos defraudar, da defesa ante a calunia, do julgamento que se tem por certo, do ódio ao que se assuma como direito em razão da ofensa; ou ainda: da antipatia que decorra dos maus tratos, ou mesmo da indiferença para conosco; e, também, dando complemento a isto, Ele fala de abrir mão do desejo de possuir, mesmo que se possa atender ao nosso capricho como poder —; e, em contrapartida a tudo, Ele recomenda a via dos otários; dos que não aceitam a provocação, dos que desviam seu caminho do enfrentamento odioso, dos que levam desaforo para casa em oração, dos que não topam o embate com o perverso, dos que dão a outra face, dos que oferecem além da capa demandada até mesmo o paletó que não foi pedido, dos que recolhem os seus direitos, os seus tesouros, as suas pérolas, por não terem nenhuma necessidade de demonstração de quem sejam ou do que pensem, especialmente quando os circunstantes tenham espirito de porco ou sejam cães raivosos.


domingo, 30 de setembro de 2012

Tirinha: Pense nisso!

domingo, setembro 30, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Eu sou o Clube, a Doutrina e a Igreja

terça-feira, setembro 25, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


 A ESCOLHA ENTRE O CLUBE E O CAMINHO

Há dois modelos básicos de igreja. Há os chamados para fora... e os chamados para dentro.

Igreja, de acordo com Jesus, é comunhão de dois ou três... em Seu Nome... e em qualquer lugar... E mais: podem ser quaisquer dois ou três... e não apenas um certo tipo de dois ou três... conforme os manequins da religião.

Igreja, de acordo com Jesus, é algo que acontece como encontro com Deus, com o próximo e com a vida... no ‘caminho’ do Caminho.

Prova disso é que o tema igreja aparece no Evangelho quando Jesus e Seus discípulos estavam no ‘caminho’ para Cesareia de Filipe: um lugar ‘pagão’ naqueles dias.

Assim, tem-se o tema igreja tratado no ‘caminho’ e em direção à ‘paganidade’ do mundo.

Para Jesus o lugar onde melhor e mais propriamente se deve buscar o discípulo é nas portas do inferno, no meio do mundo! Não posso conceber, lendo o Evangelho, que Jesus sonhasse com aquilo que depois nós chamamos de ‘igreja’.

Digo isto porque tanto não vejo Jesus tentando criar uma comunidade fixa e fechada, como também não percebo em Seu espírito qualquer interesse nesse tipo de reclusão comunitária.

No Evangelho o que existe em supremacia é a Palavra, que tanto estava encarnada em Jesus como era o centro de Sua ação. No Evangelho nenhuma igreja teria espaço, posto que não acompanharia o ritmo do reino e de seu caminhar hebreu e dinâmico.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CARTA: NÃO ENTENDI JESUS COM A CANANÉIA. O QUE HOUVE COM ELE?

sexta-feira, setembro 21, 2012 Posted by: Caminho em Big Field., 0 comments


-----Original Message-----
From: Sidnei
To: contato@caiofabio.com
Subject: E a Mulher Siro-fenícia?
----------------------------------



Mensagem:

Paz e bem, meu irmão!

Não quero repetir aqui o que muitos já fizeram com uma retórica muito melhor do que a minha...

Escrevi para o irmão já há algum tempo, com o tema "Esse aí é o seu guru?".

Bem, a minha dificuldade aqui é outra.

Lendo a "Palavra" no texto do evangelho segundo Mateus, o episódio da mulher Cananéia (Mt 15:21), não consegui compreender o caso.

Tudo o que Jesus não fazia era distinção entre pessoas... andou com prostitutas, ladrões, gente muito estranha e de má reputação. Todavia, naquele momento Ele não deu nem ouvidos à petição dela...

Já aprendi com o irmão que o contexto histórico-político-social é fundamental para a compreensão dos ensinos bíblicos. Talvez seja essa a minha carência, e por causa disso não consegui alcançar o ensino...

Ler seu diário aqui no site é muito bom.

Deus é muitíssimo bom.

Por aqui sou pastoreado, aconselhado, acolhido, amado, edificado. Sinto-me um com muitos dos irmãos que aqui têm encontrado paz...

Deus seja louvado sempre!

Aqui sou robustecido, para que com outros possa dividir o que de Deus por você tenho aprendido.

Aleluia... Deus está aqui.

Em Cristo, te amo!

Paz, bem, alegria, consolo, virtude, sabedoria, entendimento e discernimento te sejam sempre acrescentados!

De seu irmão,

Sidnei